Samuel Luz apresenta a obra durante o Curso Básico sobre Liberdade Religiosa na OABSP em 03 de maio de 2.017 |
Estamos vivendo um momento (ou época) de grande crise na questão dos Valores, da Moral e da Política (e todas as suas relações com a Ética). Pesquisadores de diferentes partes do mundo do tema da Sociedade e da Política (ou como dizemos, Ética e Filosofia Política) acreditam que continuamente devemos revisitar os autores clássicos para refletir e encontrar soluções para os dilemas do presente.
O livro e os temas que apresentados são o resultado de uma longa, árdua e aprofundada pesquisa sobre a Ética e a Política resultante dos estudos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Filosofia do Dr. Frank Viana Carvalho. Ao todo a pesquisa durou dezessete anos que se mostram agora num livro que tem duas vertentes a partir da tradução e análise da obra “Vindiciae Contra Tyrannos”: uma pesquisa analítica e conceitual sobre a obra que também explora o caráter historicista das influências sobre os personagens e autores do período das Guerras de Religião, e uma abordagem do fenômeno político da tirania em suas influências e interferências no poder, nos costumes, na liberdade de consciência, na expressão da fé, e nas questões da liberdade religiosa. Ao traduzir, comentar e analisar a principal obra do período, também foi utilizado o nome dela no título tema do livro.
A obra é mesmo sobre o tema dos escritores políticos protestantes que lutaram contra a tirania do poder, um pouco antes e logo após o Massacre da Noite de São Bartolomeu, no século Renascentista, onde milhares de súditos franceses huguenotes (protestantes calvinistas franceses) foram mortos por uma ordem arbitrária do rei - um reflexo da tirania do poder centralizado (o absolutismo). As estimativas históricas colocam entre trinta mil e cem mil protestantes mortos em toda a França fruto desse ato.
Enquanto os escritores monarcômacos (eles receberam esse 'nome') lutavam contra a tirania e opressão religiosa, em seus escritos eles defendiam a democracia representativa e a liberdade de consciência e livre expressão da fé - uma completa modernidade em pleno século renascentista.
Obra é apresentada durante Curso Básico sobre Liberdade Religiosa na OABSP em 03 de maio de 2.017 |
A obra de 463 páginas recebeu o nome de 'Vindiciae Contra Tyrannos - O Direito de Resistir'. A USP, berço da pesquisa que resultou no livro, valorizou muito a pesquisa, tanto oferecendo a Editora oficial da FFLCH-USP, a Discurso Editorial para a edição, como realizou no final de março um evento (Simpósio) com a presença dos pesquisadores do tema para destacar a importância da obra e dos temas a ela relacionados.
Enfim, a obra é um sopro de esperança para uma reflexão que possa levar a uma renovação da Ética e para uma boa Política com tudo o que vem junto.