Bucareste, Romênia. Nos dias 21 e 22 de outubro de 2014 aconteceu a Conferência Internacional de Liberdade Religiosa sob o tema "Consciência e Liberdade".
Promovido pela IRLA e seus parceiros, o evento teve a colaboração da Comissão de Assuntos Jurídicos da Câmara dos Deputados daquele país. cerca de 220 especialistas participaram, contando com a presença de líderes religiosos e acadêmicos de universidades de prestígio na Europa, América e Romênia. A conferência foi realizada no Salão de Direitos Humanos do Palácio do Parlamento Romeno. Em seu discurso de abertura, Tito Corlăţean, Ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou:
"A Romênia apoia a liberdade religiosa, a tolerância religiosa, a não discriminação com base na religião, e condena qualquer ataque contra quaisquer comunidades religiosas, enquanto está a ser ativamente envolvida nas ações e atividades da comunidade internacional em promoção a esse diálogo."
Mihnea Costoiu, ministro delegado para o Ensino Superior, Investigação Científica e Desenvolvimento tecnológico, disse:
"A relação do ser humano com a divindade é pessoal, sendo acompanhado por uma responsabilidade individual. Ninguém e nada tem o direito de intervir, dizendo a alguém como rezar ou a quem a rezar ".
Victor Opaschi, Secretário de Estado para os Assuntos Religiosos, advertiu que, "Quando falamos de lei, nós podemos falar sobre a qualidade de uma lei, a sua intenção ou a visão política por trás disso, mas é tão importante para que a lei seja aplicada e respeitados os mínimos detalhes. Este é o rigor do estado de direito que, na Romênia, foi difícil de construir, mas que tem de ser a nossa preocupação permanente no longo caminho da democracia. "
A IRLA foi representada pelo seu Secretário-Geral Dr. John Graz, que abriu a Conferência e pelo seu Vice Dr. Ganoune Diop.
Fonte: www.irla.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário